Educação Infantil

Brincadeiras e interações são nossos eixos norteadores nesta fase

Educação Infantil

Inspirada por concepções educacionais que reconhecem as necessidades e características próprias da infância, bem como pelos documentos e normativas vigentes como as DCRI e a BNCC, a proposta pedagógica da Educação Infantil Piedade tem como eixos norteadores a brincadeira e as interações, promovendo uma prática pedagógica que envolve movimentos, experiências, convívio com a natureza, aulas-passeio, muita ludicidade e afetividade. O educador assume, nesse processo dinâmico, o papel de observar e interagir com as crianças, reconhecendo e estimulando suas formas de expressar e elaborar saberes.

Nas amplas e arejadas salas de aula, organizadas em centros de interesse, as ações pedagógicas são planejadas de forma lúdica e contextualizada, a fim de que os objetivos de aprendizagem propostos e distribuídos nos Campos de Experiências sejam alcançados. Na rotina diária, há momentos em que as crianças escolhem as atividades e os centros que desejam realizar e participar, oportunizando às mesmas a integração em pequenos grupos com objetos de conhecimento de seu desejo, atendendo às diferenças individuais.

É através desta proposta que a Educação Infantil Piedade busca promover o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, bem como garantir os direitos de aprendizagem da criança.

CICLO DA INFÂNCIA

Para atender à continuidade entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, evitando a tradicional ruptura, o INSP caracterizou como Ciclo da Infância o 1° ano e o 2° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, visando assegurar uma transição o mais natural possível, garantindo a flexibilização do tempo e a continuidade dos momentos de jogos e brincadeiras na rotina escolar.

Nesses dois primeiros anos iniciais, as crianças vivenciam situações de leitura e escrita de forma contextualizada e significativa. O educador assume o papel de mediar, intervir, estimular e desafiar a criança para que ela evolua nas fases da escrita.

Fale com o INSP

Atendimento via WhatsApp

Continuar