Em uma manhã dedicada a importante consciência negra, nossos estudantes do 3º ao 5º ano, tiveram a culminância do projeto trabalhado ao longo de 2025. Foram momentos de estudo, reflexão, reconhecimento da importância da cultura negra e desenvolvimento de consciência crítica. Na culminância do projeto os estudantes apresentaram trabalhos belísssimos:
3º anos – Herança da Cultura Africana
As turmas mergulharam nas raízes que formam nossa identidade e apresentaram elementos marcantes da cultura africana, como capoeira, candomblé e samba. Uma verdadeira celebração da ancestralidade!
4º anos – Representatividade na Arte e na Literatura
Com foco em artistas e autores que trazem a representatividade negra, os 4º anos homenagearam Carolina Maria de Jesus e os artistas plásticos nordestinos Aldemir Martins, Aurelino dos Santos e Eduardo Lima. Um convite a reconhecer e valorizar vozes negras que transformam o mundo.
5º anos – Jogral sobre pertencimento e identidade
As turmas refletiram sobre a representatividade nas figuras de príncipes e princesas negros, inspiradas em Jean-Michel Basquiat, reforçando a importância dessa valorização como forma de reparação histórica. Um olhar necessário para compreender o racismo estrutural e a urgência de dar visibilidade a uma cultura que é parte fundamental de quem somos.
Um dia marcado por conhecimento, respeito e potência!
Que possamos seguir construindo, juntos, uma educação antirracista, consciente e transformadora.





























