11 Jun, 2024

Ecologia regional

Ecologia regional
Ecologia regional

 

         É consabido por todos que o mundo está em crise e que estamos à beira de um colapso de arrogância, soberba e ignorância. Nossa Casa Comum apresenta trincas em suas estruturas e e foram causadas por nós, moradores dela.

         Ouvindo o choro da Terra e o choro dos pobres, o Santo Papa Francisco escreveu sobre sermos criatura e de como devemos nos unir em prol da manutenção da palavra e do mundo em harmonia. A Encíclica  Laudato Sí traz a reflexão de que fomos criados por amor e portanto, devemos cuidar com amor. “Muitas coisas devem reajustar o próprio rumo, mas antes de tudo é a humanidade que precisa mudar. Falta consciência de uma origem comum, de uma recíproca pertença e de um futuro partilhado por todos. Esta consciência basilar permitiria o desenvolvimento de novas convicções, atitudes e estilos de vida. Surge, assim, um grande desafio cultural, espiritual e educativo...” (Laudato Sí, p163)
            Com o pensar nas mudanças emergenciais a pedido do Santo Papa (Encíclica Laudato Sí), as Irmãs Ursulinas do mundo todo, junto aos peregrinos de Santa Ângela (animadores dos projetos), se uniram para projetar ações que trouxessem não somente reflexão, mas ação modificadora.

            Como parte destas ações, o Instituto Nossa Senhora da Piedade desenvolve no ano de 2024 o Projeto: “Ecologia Regional: Literatura, cultura e meio ambiente”. Este tem o propósito de apresentar a toda a comunidade Ilheense a importância de ouvir e conhecer os povos que moldaram as estruturas de nossa região, respeitando o meio em que vivemos (biomas) e a luta diária da preservação da cultura como forma de cuidar do mundo e de mudar estilos de vida, produção e consumo. “É fundamental buscar soluções integrais que considerem as interações dos sistemas naturais entre si e com os sistemas sociais.” (Laudato Sí, p114). “É preciso integrar história, a cultura e a arquitetura de um lugar, salvaguardando a sua identidade original. Por isso, a ecologia envolve também o cuidado das riquezas culturais da humanidade, no seu sentido mais amplo”. (Laudato Sí, p118)

            Assim, estudantes e comunidade escolar discutem e preservam os povos tradicionais e sua harmonia com o entorno, descobrindo uma vida mais leve e menos consumista. Sabemos que para que todo o projeto ofereça bons frutos, devemos lutar contra o isolamento e a frieza de corações vazios.

            Todas as escolas ursulinas se unem em prol da humanidade, em prol de um mundo que pede socorro. Insieme (juntos) é o lema de nosso trabalho, é a voz que nos guiará pelos caminhos do mundo, é o som de nossas ações que vão ecoar em todo o mundo.

            “Sempre é possível desenvolver uma nova capacidade de sair de si mesmo rumo ao outro.” (Laudato Sí, p166)

      Nas fotos, alunos exploram a riqueza da rocinha de nossa escola. Reconhecem espécies nativas e são motivados a compreender a importância de cada movimento a favor do meio ambiente.                                           

#Colegiopiedade #INSP #INSPiracoes #ilheus #ilheusbahia #SERVIAM #Ursulinas #Ursulines

Fale com o INSP

Atendimento via WhatsApp

Continuar