PÁSCOA JUDAICA
Celebrar a Páscoa é uma tradição cultural em diversas religiões e não poderia ficar de fora do ensinamento passado aos alunos nas escolas. Afinal, independente do credo, é importante trabalhar valores como partilha, doação, união e solidariedade para o desenvolvimento dos jovens e crianças.
Hoje, as crianças puderam conhecer um pouco do significado e história da Páscoa dos judeus. Entenderam sobre a simbologia e alguns elementos usados na ceia, como a vela, o pão, o suco de uva (representando o vinho), a partilha dos alimentos, etc.
A origem da palavra Páscoa vem do termo hebreu Pessach, que significa passagem ou travessia. Trata-se de uma das importantes festas do calendário judaico, a festa da peregrinação, que está relacionada com a passagem da escravidão para liberdade.
Para os judeus, o Pessach é a festa da liberdade, pois comemora a saída do Egito, local onde habitaram por mais de 400 anos, sendo um período como escravos. A travessia dos judeus pelo mar vermelho em direção à Terra Prometida simbolizou a passagem da escravidão para liberdade.
Desde então, os judeus reúnem-se todos os anos, para celebrar a Páscoa com elementos que relembrem a sua história e os fatos que culminaram na saída do Egito.
#Colegiopiedade #INSP #INSPiracoes #ilheus #ilheusbahia #SERVIAM #Ursulinas #Ursulines